quinta-feira, 15 de julho de 2010

FLOQUINHOS


Havia uma pequena aldeia onde não entrava dinheiro. Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado. A coisa mais importante, mais valiosa, era a amizade.

Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos ou utensílios, dava seu CARINHO que era simbolizado por um floquinho de algodão. Muitas vezes, era normal que as pessoas trocassem floquinhos sem querer nada em troca. As pessoas davam seu CARINHO pois sabiam que receberiam outros num outro momento ou outro dia.

Um dia, uma mulher muito má que vivia fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto à não dar mais seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse. Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS e em pouquíssimo tempo sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela. Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco de CARINHO que tinham e toda HARMONIA da cidade desapareceu. Surgiram GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se XINGARAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR-SE pelas ruas.

Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO, o que o fez procurar a velha para perguntar-lhe e dizer-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumulara. Não a encontrando mais, tomou uma decisão. Pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu CARINHO. A todos que dava CARINHO, apenas dizia: "Obrigado por receber meu CARINHO."

Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último CARINHO sem receber um só de volta. Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu CARINHO. Um outro fez o mesmo... Mais outro... e outro... até que definitivamente a aldeia voltou ao normal.


MORAL DA ESTÓRIA: Nunca devemos fazer as coisas pensando em receber em troca. Mas devemos fazer sempre. Lembrar que um amigo existe é muito importante. Receber CARINHO é muito bom. E o gesto de lembrar que um amigo existe é a forma mais simples de fazê-lo.


ESTE É O MEU FLOQUINHO PARA VOCÊ!!!

4 comentários:

Maresol disse...

Interessante essa lição de vida. Mas é preciso exercício para conseguirmos ser assim: dar sem desejar receber nada em troca. Faz parte de nossa natureza humana. Para sermos diferentes temos orar muito e nos policiar sempre para ter um coração bem parecido com o coração de Cristo. Em Jeus encontramos esse exemplo, entre os homens mortais é bem difícil.

Maria Jose disse...

Texto bem colocado. Mas é difícil nos dias de hoje as pessoas dar e não querer nada em troca. Tudo que a pessoa faz quer alguma coisa em troca. É do caráter humano. Só Jesus mesmo que deu até sua própria vida por nós.

nadijane disse...

Maria e Margarete vcs já disseram tudo,faço minhas as palavras de vcs.(isso é velho).Aceitem meu floquinho!

Maresol disse...

Obrigada, querida, meu floquinho para vc também.