ESTUDOS BÍBLICOS

“PÁSCOA”




 O que é páscoa?
 Abraão tem a ver com a páscoa?
 O Antigo testamento como comemorava?
 O Novo testamento como comemora?
 Como o mundo ( Paganismo, Comercialização) comemora?
 Nós comemoramos?

1 – Promessa e aliança com Abraão ( acordo para a libertação dos Judeus).

“Deus promete e cumpre”
• Leitura oficial Is. 53:12 Páscoa: Lv. 23.4-5 Ex. 12. 1-14
• A aliança entre Deus e Abraão: Gn. 15.13-14 Gn. 22. 11-13

2 – Antigo Testamento
“Não somente o alimento os salvaria, mas teriam que ter o sangue nas portas”.
Ex. 12. 8-9, VS 13 – A Páscoa é observada anualmente; é um ritual Judaico.

3 – Novo Testamento ( Nova Aliança).
 “O novo acordo é para todos os que crêem”.
Lc. 23. 44-46 Lc. 24. 2-6

4 – Paganismo, comercialização ( Plano do inimigo de Deus, satanás )

• Peixe – sexta-feira.
• Ovos – festival da primavera.
• Coelho – “sexo” e fertilidade. Ez. 8. 14-16

5 – Ceia Hoje ( nossa comemoração).
A ceia é observada livremente.
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna”.
Lc. 22.19 Jo. 6. 54-=56

Objetivo: Levar a todos a conhecerem a verdadeira Páscoa.
Primeiro Plano da salvação

1 – Páscoa – Passagem
• A Palavra em hebraico, vem de um verbo que significa “ passar por cima” ou “passar alem”, no sentido de “poupar”.
• A Páscoa se comemorava no crepúsculo da tarde, antes da lua cheia do mês de “Nisã”. Um mês que nunca coincide exatamente com nenhum dos nossos, por ser o calendário lunar dos Judeus. As vezes cai em Março, outras vezes em Abril.

2 – Abraão e a Páscoa
• A promessa de Deus a Abraão, que em sua descendência todas as nações seriam abençoadas.
• “A aliança com Abraão”. Com a instituição da Páscoa ( por Deus, em comemoração pela saída dos Israelitas da escravidão do Egito, cumpriu-se a promessa feita pelo Senhor a Abraão de que sua descendência iria passar quatrocentos anos no Egito, onde se tornaria escrava e depois seria libertada ( Gn. 15. 13-14 ).
• “para trazer salvação ao restante da humanidade, Deus escolheu a família de Abraão”.

3 – Antigo Testamento.
Os descendentes de Jacó tinham tantos filhos que os faraós temiam que viesse a dominar o Pais. Assim um novo faraó os submeteu à escravidão e ordenou que todos os meninos recém nascidos fossem mortos. Decorridos mais ou menos 40 anos. Deus alou a Moises do meio de um arbusto que ardia, mas que não se consumia. Ordenou-lhe que voltasse ao Egito e conduzisse os Israelitas a Palestina, a terra que Ele havia prometido a Abraão.
Moises e Arão persuadiram o povo de Israel a segui-los, mas faraó recusou-se a deixá-los ir. Então Deus enviou sobre o Egito dez pragas devastadoras a fim de mudar o coração de faraó. ( Ex. 7.17 e 12.36 )
A ultima praga matou o primogênito do todo lar cuja porta da casa não estivesse marcada com sangue, visto que o povo de Israel obedeceu às instruções de Deus, o anjo da morte não feriu os seus primogênitos. ( Deus mandou que os Israelitas celebrassem este acontecimento com uma festa anual denominada Páscoa ). A praga da morte fez que o rei cedesse a permitisse, assim, que os Israelitas retornassem a sua terra natal.

4 – Novo Testamento
“Salvação de escravidão do pecado, mediante o sangue do cordeiro.
( I Jo 1. 7-9 e Jo 1.29 )
• O “dia da decisão” também deveria ser o “dia da entrega total”. A separação do “mal” ! o deixar das “obras infrutíferas” ! Deixar as más palavras!...
• Morte vencida. A morte será vencida: Is. 25.8
• Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lagrima de todos os rostos. Tirará o opróbrio (abjeção), do seu povo de toda a terra. O Senhor disse ( Os. 13.14 ). I Cor. 15.26 “Ora o ultimo inimigo que há de ser destruído é a morte”!
• I Cor. 15.54-57 “E, quando isto que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprira a palavra que esta escrita.
• Tragada foi a morte na vitoria.
• II Tm 1. 10 “ E que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador, Cristo Jesus, o qual destruiu a morte e trouxe a luz, a vida e a imortalidade, pelo evangelho”. Hb. 2. 14 e Ap. 20. 14
• Ap. 21. 4 “Deus enxugará de seus olhos toda a lagrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas.
• Cristo o conquistador da morte.
• Morte vencida, Esperança eterna. Vida eterna. Imortalidade, significado nova vida. Ressurreição.

5 – Paganismo - Comercialização
• O desenvolvimento da idolatria.
Abraão não era idolatra, mas vivia rodeado de idolatria.
No principio, o homem tivera um Deus: e no Jardim do Edem, vivera em intima comunhão com Ele. Todavia com seu pecado e o banimento, o homem perdeu seu primitivo conhecimento de Deus; e tateado nas trevas em busca de uma solução para os mistérios da existência, chegou ao ponto de adorar as forças da natureza que lhe pareciam ser as fontes da vida. O sexo, porque era ao meio pelo qual a vida se manifestava, desempenha importante papel na religião babilônica primitiva.
• Peixe, sexta-feira e o festival da primavera. Certamente as escrituras jamais associam peixe com sexta-feira.
A palavra “sexta-feira” vem do nome “Fre0ya”, que era vista como a Deusa da paz, da alegria, e da fertilidade: simbolizando o peixe a sua fertilidade. Desde os tempos imemoriais o peixe foi símbolo de fertilidade entre os chineses, os assírios, os fenícios e os babilônicos, e outros.
• A palavra “peixe” vem de “dag”, que implica aumento ou fertilidade, e com boa ração. Um simples bacalhau, anualmente põe acima de 9.000.000 de ovos, a cavala 500.000. Etc.
• Ovos de páscoa, por exemplo, é coloridos, escondidos, caçados e comidos um costume feito inconscientemente hoje é ligado com o tempo da graça e alegria para as crianças. Mas este costume não se originou no cristianismo. O ovo era, contudo, um símbolo sagrado entre os babilônicos, que acreditavam em uma antiga fabula a respeito de um ovo de tamanho gigante que caiu do céu, no rio Eufrates. Deste ovo maravilhoso de acordo com o mito antigo a deusa Astarote ( Easter) foi chocada; o ovo veio, assim simbolizava deusa Easter.
• O ovo. Modernamente, o costume pagão de presentear os amigos, na páscoa, continua, mas não mais com ovos de galinha, enfeitados e sim com ovos de chocolate. Este costume apareceu mais ou menos em 1928 quando esse produto o chocolate começou a ser industrializado em larga escala.
• “O coelho. Finalmente chegamos a ultima citação deste tópico, “ O coelho é um símbolo pagão e tem sempre sido um sinônimo de fertilidade. Como o ovo de páscoa, o coelho de páscoa, veio para o cristianismo, desde a antiguidade: no antigo Egito e também em outros povos , o coelho era associado a lua em suas lendas... Através do fato de que a palavra egípcia relativa a coelho significa “aberto” e “período”. Este animal veio a ser associado a idéia de periodicidade tanto lunar como humana, e ainda ao principio da nova vida, tanto no jovem quanto na jovem, tornando-se deste forma, símbolo de fertilidade e renovação da vida. Por conseguinte, coelho e ovos de páscoa ficaram ligados, representando assim, símbolos sexuais e de fertilidade.
• Não foi muito difícil para a igreja do quarto século, tendo já se desviado da fé original de muitas maneiras unir o festival pagão da primavera com o cristianismo.
• Babilônicos: habitantes não só da cidade da Babilônia mais de todo o pais. Ed.4.9-10.
• Paganismo: religião pagã. Idolatria.

6 – Nossa comemoração:
• A Pascoa bíblica, portanto, consumou-se em Cristo, que instituiu como um novo memorial a sua ceia, na qual o crente comemora a morte do Senhor até que Ele venha. Não há mais lugar no Novo Testamento, para a Pascoa e outras festividades mosaicas, pois foram abolidas na cruz juntamente com outras ordenanças, como sombras das coisas futuras, espirituais, pertencentes a dispensação da graça.
• A Pascoa comemora e redenção física de Israel, das mãos do Egito.
• A ceia do Senhor comemora a redenção espiritual do pecado do mundo.
• A ceia é observada livremente pelos cristãos; a Pascoa e observada anualmente pelos Judeus.


São João do Sabugi-RN, 31 de Março de 2010
Pr. José Raimundo Vieira
Assembléia de Deus