quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TIPOS DE TEMPERAMENTO



A seguir, apresento-lhe uma rápida descrição de cada tipo de temperamento que extraímos do livro de Tim La Haye, Temperamentos Transformados, pág. 8 e 9. Foi elaborado pelo filósofo alemão Emmanuel Kant, por volta do ano de 1798. Não é uma descrição completa, mas é interessante:

Colérico
"Dizem do colérico que ele tem a cabeça quente, fica agitado com facilidade, mas se acalma logo que o adversário se dá por vencido. Ele se aborrece, mas seu ódio não é eterno. Sua reação é rápida, mas não persistente. mantém-se sempre ocupado, embora o faça a contragosto, justamente porque não é perseverante; prefere dar ordens, mas aborrece-o o ter de cumpri-las. Gosta de ver reconhecido o seu trabalho e adora ser louvado publicamente. Dá muito valor às aparências, à pompa e à formalidade; é orgulhoso e cheio de amor-próprio. É avarento, polido e cerimonioso; o maior golpe que pode sofrer é uma recusa a obedecerem suas determinações. Enfim, o temperamento colérico é o mais infeliz por ser o que mais provalmente atrairá oposição".

Sanguineo
"O sanguineo é alegre e esperançoso; dá grande importância aquilo que está fazendo no momento, mas em seguida pode esquecê-lo. Ele intenta cumprir suas promessas, mas não as cumpre por nunca tê-las levado suficientemente a sério a ponto de pretender vir a ser um auxílio para os outros. O sanguineo é um devedor e pede constantemente mais prazo para pagar. Muito sociável, brincalhão, contenta-se facilmente, não leva as coisas muito a sério, e vive rodeado de amigos. O sanguineo, embora não sendo propriamente mau, tem dificuldade em deixar de cometer seus pecados; pode se arrepender, mas sua contrição ( que jamais chega a ser um sentimento de culpa) é logo esquecido. Cansa-se e entedia-se facilmente com o trabalho, mas constantemente se entretém com coisas de somenos importância - o sanguineo carrega consigo a instabilidade, e o seu fraco é a inconsistência". 

Melancólico
"As pessoas com tendência para a melancolia atribuem grande importância a tudo o que lhes concerne. Descobrem em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer situação notam primeiro as dificuldades. Nisso são inteiramente o contrário da pessoa sanguinea. Não fazem promessas com facilidade, porque insistem em cumprir a palavra, e pesa-lhe considerar se será ou não possívelo cumpri-las. Agem assim, não devido à consideração de ordem moral, mas ao fato de que o inter-relacionamento com os outros preocupa sobremaneira o melancólico, tornando-o cauteloso e desconfiado. É por esta razão que a felicidade lhe foge".

Fleumático
"Fleuma significa falta de emoção e não preguiça; implica uma tendência a não se emocionar com facilidade nem se mover com rapidez, e sim com moderação e persistência. a pessoa fleumática se aquece vagarosamente, mas retém por mais tempo o calor humano. Age por princípio, não por instinto; seu temperamento feliz pode suprir o que lhe falta em sagacidade e sabedoria. Ele é criterioso no trato com outras pessoas e geralmente consegue o que quer, persistindo em seus objetivos, enquanto, aparentemente, está cedendo aos outros".

Nenhum comentário: